Resenha

O Pequeno Príncipe


Título original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint - Exupéry
Páginas: 160
Lançamento da primeira edição: 1943
Ano de lançamento desta edição: 2015 
Geração Editoral
[SINOPSE] Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.
[COMENTÁRIOS] Bom dia estrelinhas!!!!

Hoje vou falar um pouquinho sobre minha primeira leitura de 2016. Escolhi O pequeno príncipe para ser o primeiro livro do ano, pois acho que ele trás lições muito importantes para a nossa vida.

Durante uma viagem um piloto cai no meio do deserto do Saara,sozinho e com estoque de água que dá apenas para 8 dias. Após passar a primeira noite nas areais do deserto, ele é acordado pela doce voz de um menino com cabelos da cor do trigo lhe pedindo para desenhar um carneirinho.Após anos sem desenhar,devido a críticas de adultos aos seus desenhos no passado, ele faz o possível para desenhar um carneirinho ao seu novo amigo. E este foi o seu primeiro contato com o Pequeno Príncipe . 

A parti daí enquanto tenta consertar seu avião ele vai começando a conhecer aos poucos seu novo amiguinho. Descobre que ele veio de um planeta muito pequeno e distante, que adora ver o pôr do sol,encontrou diversos tipos de pessoas ao longo de sua viagem e não desisti de uma pergunta até que ela seja respondida. 
"Um dia, vi o Sol se pôr quarenta e quatro vezes! 
E logo acrescentou:- Você sabe... quando se está triste,é bom ver o pôr do sol... 
-Você estava tão triste que precisou vê - lo quarenta e quatro vezes em um só dia? 
O pequeno príncipe não me respondeu." pág. 35
A primeira vez que eu li este livro tinha 15 anos, e simplesmente me apaixonei por ele. Apesar de ser considerado um livro infantil O pequeno príncipe PODE e DEVE ser lido por pessoas de todas as faixas etárias. Pois ele demostra que muitas vezes damos mais valor as aparências do que a essência das pessoas.
" Ainda que eu seja seu fã - frisou o pequeno príncipe - , que importância tem isso para você?" pág. 59
Antoine conseguiu de maneira simples e poética nos mostrar que o mais importante desta vida não são as riquezas, beleza,influência...  e sim a amizade solidariedade, amor, companheirismo, sinceridade, humildade.... 
"Esse sujeito" - pensou o pequeno príncipe ao continuar sua viagem - "seria desprezado por todos que conheci: o rei, o vaidoso, o bêbado e o homem de negócios. Contudo,é o único que não me parece ridículo. Talvez porque não se ocupa apenas consigo mesmo." pág. 73
Esquecemos de como é importante demostrar nosso amor pelas pessoas que nos importamos, que não devemos julgar o próximo, que deveríamos aproveitar cada minuto como se fosse o último e  mesmo estando rodeado por pessoas ainda assim você pode se sentir sozinho, pois não foi cativado por elas.
"-A solidão também quando se está entre as pessoas - filosofou a serpente" pág. 86
Quando o reli desta última vez, foi nesta edição de luxo da Geração Editorial que ganhei da minha mãe de Natal. Essa edição é simplesmente PERFEITA, pois além de ser em capa dura, suas folhas são todas decoradas e os desenhos maiores . Como também ela trás uma breve biografia de Antoine e assim conhecemos um pouco mais da vida deste escritor,piloto..... e ficamos sabendo quais foram suas inspirações para alguns personagens.

Abaixo estão algumas fotos do livro.












Um livro que encanta pessoas de todas as idades, nos ensinando a dar valor as pequenas coisas da vida, a nos preocupar com o próximo e o valor de uma amizade. Com certeza super o recomendo.

Uma ótima semana para todos !!!

Bjs,Ana

Nota: * * * * * (5/5)
O livro é P-E-R-F-E-I-T-O. LEIAM rsrsrs

2 comentários

  1. Olá, tudo bem? Tenho acompanhado seu blog desde o ano passado e por isso indiquei você ao Prêmio Dardos! Feliz 2016!

    http://www.leiturasecomidinhas.com.br/premio-dardos/

    ResponderExcluir
  2. Eu super recomendo pequeno príncipe foi a minha leitura de 2015 e eu super amei ele ♥

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger