Resenha

Depois de Auschwitz              

Autora: Eva Schloss
Páginas: 304
Ano de Lançamento: 2013
Editora Universo dos livros
[SINOPSE] Em seu aniversário de quinze anos, Eva é enviada para Auschwitz. Sua sobrevivência depende da sorte, da sua própria determinação e do amor de sua mãe, Fritzi. Quando Auschwitz é extinto, mãe e filha iniciam a longa jornada de volta para casa. Elas procuram desesperadamente pelo pai e pelo irmão de Eva, de quem haviam se separado. A notícia veio alguns meses depois: tragicamente, os dois foram mortos. Este é um depoimento honesto e doloroso de uma pessoa que sobreviveu ao Holocausto. As lembranças e descrições de Eva são sensíveis e vívidas, e seu relato traz o horror para tão perto quanto poderia estar. Mas também traz a luta de Eva para viver carregando o peso de seu terrível passado, ao mesmo tempo em que inspira e motiva pessoas com sua mensagem de perseverança e de respeito ao próximo – e ainda dá continuidade ao trabalho de seu padrasto Otto, pai de Anne Frank, garantindo que o legado de Anne nunca seja esquecido.
[COMENTÁRIOS] O livro é a autobiografia de Eva Schloss uma judia sobrevivente ao Holocausto. Neste livro ela narra o relacionamento dos pais, como foi sua infância, seu relacionamento com seu querido e amado irmão Henz,e sobre como ela e a família se viram na situação de precisarem se esconder, fugir para não serem pegos pelos nazista..... como também o fatídico dia que isso acontece e todas as dificuldades que ela passou no campo de concentração até os dia atuais.
"... tudo o que vocês fazem neste mundo deixa uma marca. Nada se perde. Tudo o que vocês fazem de bom vai prevalecer na vida das pessoas com quem vocês tiveram contato." pág. 11
A segunda guerra mundial é um assunto que sempre me interessou,esse já é o 5º livro que eu leio sobre o tema e mais uma vez me emocionei com a historia e me fez repensar na sorte que tenho por ter uma família, amigos , um local para dormir, poder escolher o que vou comer.....

Este não é um livro sobre a 2ª guerra mundial, mas sim um livro que demonstra do que o ser humano é capaz. Crueldade, instinto de sobrevivência.... É um relato emocionante sobre como os horrores do campo de concentração e sobre a readaptação a nova realidade pós guerra, pois como a própria Eva diz "o holocausto acabou, mas não o preconceito".

Pois assim que ela consegue retornar a sua casa ela se vê diante de uma nova realidade, sem o ensino completo, sem noticias do pai e o irmão, e tendo que viver rodeada de todas aquelas lembranças dos momentos antes da guerra.
" - Sempre há uma esperança, quando a vida parece tão sombria. Você precisa ter o desejo  e a força necessários para mudar o seu destino e conquistar o que deseja..." pág. 289
Eva nos conta como ficou seu relacionamento com mãe, como Otto Frank ,o pai de Anne Frank ,entrou na vida das duas e como ela fez para reconstruir sua vida vida, sua historia. 

Otto e a mãe de Eva se casam após ambos receberam a confirmação que seus cônjuges estão mortos. Com isso , no livro conseguimos conhecer outro lado de Otto, pois para quem já leu O diário de Anne Frank , já conhece um pouco dele ,como o pai amorosos e  que fez o possível para manter sua família a salvo. Neste livro , podemos conhecer o lado dele de avô, esposo, como ele procurou manter a memória de Anne viva.

Além de relatar de uma maneira emocionante e envolvente. Este livro ainda traz fotos lindíssimas de Eva e sua família como também da de Otto. As fotos são do período pré, durante e pós guerra. 

Para quem se interessa sobre a segunda guerra esse é um livro que não pode faltar na sua estante.
Bjs, Ana.

NOTA: 🌟🌟🌟🌟🌟(5/5)
O livro é PERFEITO. 

4 comentários

  1. Oi Ana!!

    Esse livro parece ser muito emocionante. Eu gosto muito de livros sobre a segunda guerra, irei acrescenta lo a minhas lista de 2017.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é lindo demais Catharine ❤ Uma história muito emocionante , você vai adorá lo.

      Beijos, Ana.

      Excluir
  2. Oi Ana, ainda não li este livro. Mas já irei coloca lo na minha lista de 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Esse livro é muito emocionante. Faz a todo tempo você refletir sobre a vida.

      Bjs, Ana.

      Excluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger