Resenha

 Alina
Série Família Cirilo 01


Autora: Emilia Lima
Páginas:  220
Ano de lançamento: 2017
Editora Pedra Azul
Outros livros da série: Alina 01
                                       Agata 02
                                       Dandara 03
[SINOPSE] Amor e paixão no Brasil colonial! 
Ambientada na Bahia século XVI, com passagens em Lisboa, Alina conta a história da família Cirilo, que veio de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil. Alina Cirilo amou o jovem advogado Pedro Garcia desde a primeira vez que o viu – um grande amor, porém, proibido. Apaixonada por Pedro, com quem havia se deitado, ela é enviada pelo pai para longe, mas já levava a semente dele dentro de si. Sem escolha, longe de casa, vivendo em meio aos índios, ela conhece Naru, um mestiço com modos de fidalgo. Sozinha, carente, ela deixa-se conquistar pelo jovem belo e doce mestiço, embora nunca tenha esquecido Pedro. Amor, laços familiares, renúncias, traições e reencontros surpreendentes.

[COMENTÁRIOS] Olá estrelinhas , semana passada recebi este livro lindíssimo da Editora Pedra Azul. E que livro mais encantador. Como vocês sabem sou apaixonada por romances de época, ainda mais quando se trata de um que ocorre no Brasil,trazendo um pouco da realidade brasileira do século XVI. Eu simplesmente devorei este livro, uma leitura, leve, rápida  e envolvente, que faz você querer relê - lo assim que termina.
"(...) Encontrara no amor do criador forças para viver e sempre entregava, nas suas mãos, os problemas que não poderia resolver (...)"
Em 1580, Alina e sua família , se mudam de Portugal para o Brasil para ajudar na colonização do pais. A menina então com 12 anos logo se apaixona pelo seu novo lar e pelo melhor amigo de seu irmão, Pedro Garcia, advogado casado e pai de dois filhos, logo Alina percebe se tratar de uma amor impossível,guarda essa paixão para si própria, porém os anos passam e esse amor só faz aumentar e ela e Pedro se tornam grandes amigos e começam a passar cada vez mais tempo juntos até que os mexericos aumentam e quando a mesma percebe que seus sentimentos podem ser correspondidos ela pede ao seu pai, Seu Cirilo que permita que ela passe um temporada em Portugal com sua tia para esquecer seu grande amor. Mas o destino tinha outros planos , e os dois durante uma tempestade passam  a noite juntos e Alina decide antecipar sua viagem , mas ao chegar a casa da irmã descobre que esta grávida e vai junto com uma índia que em pouco tempo se tornou sua amiga, para uma tribo indígena para lá ela possa ter seus filhos, mas o que ela não imaginava é que conheceria Naru,um mestiço filho de uma índia com um fidalgo branco que logo se apaixona pela jovem Alina, eles se casam mas um amor de uma vida toda não é fácil de esquecer...
"- Mas perder a vontade de viver... isso também não é um tipo de morte?"
Que livro mais encantador! Apesar de a primeira vista parecer apenas mais um livro de romance , a respeito de um amor impossível, conforme você vai lendo você perceber que é muito mais apenas uma historia de amor. É um livro que retrata a situação econômica do Brasil no século XVI, a estrutura da família patriarcal, a posição da mulher neste século. Pude perceber o cuidado que a escritora teve de retratar os costumes e situação da época no qual o livro se passa. 

Os personagens são muito cativantes. Alina apesar de ser a caçula da família e a favorita do pai, não é mimada nem egoísta , pelo contrario ela é decidida, solidaria, forte e guerreira. Apesar de ter adorado a protagonista confesso que me apaixonei mesmo foi por Naru, pelo seu jeito doce e honrado, sempre colocando a necessidade dos outros acima da sua. Sempre leal a sua família e as suas convicções. E pelo seu Cirilo, pois apesar de saber todos os erros da filha ele ainda a acolhe e a ajuda em tudo que precisa. Ele não se importa com que as pessoas pensem sobre sua filha tudo que ele quer é que ela seja feliz.Não gostei de várias atitudes de Pedro, mas no final o perdoei  e até passei a gostar um pouco dele.

O livro é narrado em terceira pessoa por uma parente de Alina. O livro contem várias ilustrações belíssimas , e marcadores do livro (e de outros títulos da Pedra Azul) 💗.


Já estou louca para ler os próximos livros da série . Pois em Alina conhecemos um pouco sobre Ágata , sua irmão, que será a protagonista do próximo livro. E Dandara , que desde já , já adoro a personalidade da mesma.

Se você procura uma historia sobre lealdade, drama, romance e a força do amor verdadeiro você não pode deixar de ler Alina.

Beijos, Ana.

Outros livros da série:

A série Família Cirilo é formada por três livros, os quais devem ser lidos na ordem.

NOTA: 🌟🌟🌟🌟🌟 (5/5)
O livro é PERFEITO. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger